SEQUÊNCIA DIDÁTICA – FOLCLORE
Área de formação humana: Relações Sociais
Objetivos:
· Conhecer a cultura popular brasileira, preservar a memória brasileira.
· Conhecer a diversidade folclórica brasileira.
· Recitar trava-línguas, adivinhas, parlendas.
· Conhecer lendas e personagens folclóricos.
Faixa etária: 4 a 5 anos.
Tempo estimado: 3 meses.
Material necessário: papel bobina, papel dobradura, cartolinas, papel sulfite, canetinhas, lápis de escrever e de cor, livros de literatura, sucatas, papéis coloridos, massinha, cola, tesoura, cd’s com cantigas de roda, rádio.
DESENVOLVIMENTO:
1ª etapa:
Conversa com as crianças para descobrir o que eles sabem/ o que não sabem/ o que gostariam de descobrir sobre o folclore.
2ª etapa:
Explicar o que é folclore e quais as formas de manifestações do folclore em nossas vidas. Mostrar quais delas vamos conhecer melhor.
3ª etapa:
Pesquisa das brincadeiras preferidas dos pais: através de pesquisa descobrir quais eram as brincadeiras que os pais mais gostavam quando crianças. Realizar a pesquisa com as crianças também, depois montar gráficos das brincadeiras dos pais e das crianças, comparando-as. Em seguida, iremos experimentar as brincadeiras.
4ª etapa:
Roda das cantigas: apresentar às crianças as cantigas de roda preferidas de cada um, fazer a investigação antes e no dia previsto, trazer as cantigas citadas gravadas em CD. Eleger as preferidas das crianças e fazer cartazes.
5ª etapa:
Roda das lendas: apresentar os principais personagens do folclore, contar às crianças a lenda ou história do personagem, depois fazer uma roda de conversa e confeccionar o personagem. O primeiro será o boto cor-de-rosa, confeccionado com pintura com guache e esponja.
6ª etapa:
Roda das lendas: personagem: Curupira, confeccionado com massinha.
7ª etapa:
Roda das lendas: personagem: Iara, confeccionado com recorte e colagem e dobradura.
8ª etapa:
Roda das lendas: personagem: Saci, confeccionado com dobradura.
9ª etapa:
Práticas de brincadeiras folclóricas, depois de brincar fazer texto coletivo sobre a brincadeira.
10ª etapa:
Roda das lendas: personagem: bumba meu boi, confeccionado com rolinhos de papel higiênico.
11ª etapa:
Roda das lendas: personagem: mula-sem-cabeça, confeccionado com dobradura.
12ª etapa:
Roda das lendas: personagem: lobisomem, confeccionado com dobradura.
13ª etapa:
Roda das lendas: personagem: Boitatá, confeccionado com pintura e recorte.
14ª etapa:
Adivinhas: apresentar algumas adivinhas às crianças em cartazes, fazer a leitura, conversar sobre o que foi lido(interpretação oral) e junto com as crianças definir como podemos ilustrar cada adivinha.
15ª etapa:
Parlendas: apresentar algumas parlendas às crianças em cartazes, fazer a leitura, conversar sobre o que foi lido(interpretação oral) e junto com as crianças definir como podemos ilustrar cada parlenda.
16ª etapa:
Trava-língua: confeccionar uma caixa com as fichas contendo os trava-língua, as crianças deveram sortear uma ficha que iremos ler na sala e tentar recitar. Depois cada criança irá levar uma ficha com trava-língua para casa e pedir para os pais lerem para eles.
AVALIAÇÃO:
A avaliação irá acontecer durante o desenvolvimento da seqüência, através da observação pelas professoras e educadora das reações e atitudes de cada criança. Também poderemos utilizar como instrumento de avaliação as produções individuais e as ideias e colocações de cada criança nas rodas de conversa, na construção de textos coletivos, nas brincadeiras folclóricas, nas rodas de parlendas e cantigas. Enfim, a avaliação levará em conta como foi a participação e colaboração de cada um nas atividades propostas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário